sábado, 11 de maio de 2013

Inaugurando os trabalhos com um resgate a ancestralidade!

O presente blog surge enquanto proposta avaliativa dentro da disciplina de Referenciais Teórico-Metodológicos para o Ensino de História no Ensino Fundamental, cursada dentro do semestre 2013.1, ministrada pelo docente Alfredo Matta, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. 
Eu autor deste blog, me chamo Antonio Mario, 21 anos, negro, do cabelo black power, morador da periferia mais precisamente do bairro de Cajazeiras, lugar histórico dessa cidade que através dessa página buscaremos contar um pouco mais da história!
Inauguramos nossos trabalhos, pedindo licença aos ancestrais e mostrando um pouco de onde viemos e para que viemos, logo de cara no nosso primeiro post, temos a foto da Pedra do Buraco do Tatu, situada na Fazenda Grande II, mas precisamente em um região conhecida hoje em dia como "Pistão" pelos populares, mas que, na antiguidade nada mais era do que uma das entradas paras as populações negras que conquistaram sua liberdade à força e buscavam refúgio na comunidade de resistência afro-religiosa-social do Quilombo do Orubu/Urubu. E buscaremos aqui contar um pouco mais da história de como Cajazeiras se tornou, e é um, lugar histórico na Cidade de São Salvador da Bahia!